domingo, 6 de novembro de 2011

Como iniciar na Criação de Bettas de Linhagem



Esse artigo tem como finalidade esclarecer alguns pontos importantes para o iniciante na criação de Bettas de Linhagem. As orientações contidas neste artigo poderão servir de bússola evitando assim aborrecimentos e contratempos.

O QUE É UM PEIXE DE LINHAGEM?


Um peixe de linhagem é na verdade aquele em que um árduo trabalho de desenvolvimento genético e um aprimoramento de características foi feito ao longo de um certo tempo, esse conceito básico é o mais importante antes de se aventurar na criação de bettas de linha. Os vários experimentos do criador ou hobbysta que busca tal diferenciação de peixe é caracterizado por um trabalho de seleção de características que mais tarde serão somadas e entrarão no resultado final de padrão desejado pelo criador. Escolhas bem feitas resultarão em trabalhos consistentes e um encurtamento de caminho que para o criador será de suma importância.

As noções básicas de genética são necessárias mesmo opte por não trabalhar com planilhas genéticas, assim o novo criador não se decepciona com resultados que são previsivelmente ruins e podem alterar aspectos como a cor e simetria tornando o seu objetivo cada vez mais distante. As noções básicas sobre a genética do Betta Splendens estão espalhadas pela web e a leitura de símbolos genéticos disponível em sites nacionais e internacionais que abordam o assunto. É claro que nem todos os resultados de cruzamentos possíveis estarão disponíveis na internet, portanto, só com o tempo descobrirá novas formações de padrão e “atalhos” para chegar a linhagem desejada.

Como todo hobby a criação de bettas de linhagem requer dedicação e paciência para esperar resultados que só serão alcançados em meses ou anos.O primeiro desafio do iniciante é a escolha das matrizes, então, como já passei por isso, resolvi expressar as maiores dificuldades e como você deve proceder para uma escolha segura que lhe dará bettas lindos sem maiores dores de cabeça.

 
QUAL LINHAGEM TRABALHAR?COMO ESCOLHER AS MATRIZES?


Estas são as primeiras perguntas que o iniciante se faz quando decide entrar para o vasto mundo dos bettas de linhagem. A sua escolha pode acarretar em sucesso ou em desestímulo após a 1º experiência de reprodução. Algumas linhagens são mais sensíveis a mudanças de temperatura, PH e ao sol. Muitos criadores reconhecidos no Brasil e no exterior começaram criando bettas comuns, os chamados “pé duro”, e só depois partiram para os bettas de linhagem, assim desenvolveram técnicas de reprodução e manejo dentro de suas condições de ambiente, porém nada o impede de iniciar já com os bettas de linhagem, pois os problemas serão resolvidos com paciência, dedicação e boas escolhas.


Vejo dois erros muito comuns na fase inicial:

 
1º Excesso de linhagens escolhidas


Por verem grandes criadores mantendo várias linhagens ao mesmo tempo e pelos belos exemplares das mais variadas linhagens sendo expostos na Web, o iniciante vê o hobby como um “conto de fadas”, e assim, compra muitos exemplares de diversas linhagens. Isso é perigoso para quem está iniciando, então é preciso que se tenha cuidado neste ponto. Se você não possui a mesma estrutura, o mesmo tempo e principalmente a mesma experiência dos criadores que admira, certamente não dará conta de muitas linhagens, portanto, pense bem antes da compra.


“Analise o que pode ser feito no espaço que tem disponível e divida este espaço de modo que consiga o maior aproveitamento possível, pois uma linhagem bem trabalhada requer espaço para a divisão das suas reproduções e assim manter ou evoluir no padrão inicial de matrizes.”


2ª Dificuldade para manter o padrão


Após as primeiras reproduções, várias pessoas encontram dificuldades de aumentar ou manter o padrão da linhagem que escolheu trabalhar. Esse procedimento está diretamente relacionado com dois fatores dentro da criação: o primeiro são as escolhas de matrizes secundárias feitas ao longo dos cruzamentos que se sucederam e o outro é a falta de controle de dados.

É muito importante que você, após cada cruzamento, separe e cadastre quais peixes serão usados para dar continuidade ao trabalho genético, desta forma terá condições de formar outra linha de sangue dentro de sua criação evitando compras desnecessárias. Se não proceder desta forma, depois de um tempo, peixes irmãos, primos e tios serão misturados de forma que você terá muitos peixes mas nada saberá sobre eles além do fato de serem parentes.

O sucesso de uma reprodução está relacionado diretamente às matrizes que a gerou e ao manuseio do criador (alimentação e trocas de água), mesmo que muitos bettinhas morram ao longo dos meses de crescimento, os que sobram trarão consigo a carga genética dos pais e darão início a um novo ciclo dentro da criação, fixando assim, características importantes para o padrão desejado.
Cruzamentos que visem produtividade, sem uma visão crítica sobre as características do padrão das matrizes, irão produzir bettas com características ainda piores de serem trabalhadas, e assim, o criador quando se vê nesta situação, fica desestimulado e perde o interesse pelo mundo dos bettas de linhagem, portanto, use o senso critico, leia sobre a linhagem de sua escolha e o padrão que ela exige e só depois escolha as matrizes. Devemos nos debruçar em aspectos físicos como a simetria, cores e formas de nadadeiras e escolher um criador que forneça boas matrizes, evitando com isso decepções já na 1º reprodução. Sendo assim, o primeiro passo será dado da maneira certa.



Autora: Amanda Santos
horizonte_betta@hotmail.com
Graduando em Física pela UFPB, Técnica em Edificações pelo IFPB. Criadora/hobbysta de Bettas de linhagem desde 2009, com interesse na área de genética e comportamento do Betta Splendens, membro do CEA - Centro de Estudos para Aquariofilia, membro de fóruns nacionais e internacionais sobre o assunto. Apaixonada pelo aquarismo, sobre tudo, aquários plantados

7 comentários:

  1. Parabéns, Amanda.

    Mais um excelente texto muito bem elaborado sobre a reprodução do Betta splendens.

    ResponderExcluir
  2. ola nunca havia reproduzido nenhum dos meus peixes,essa semana resolvi reproduzir os betas,coloque um calda de veu branco com uma femea vermelha,será que os alevinos recebera as cores dos pais ou podem nascer de diversos tons? obs:o abraço ocorreu perfeitamente durou 3 horas de desova. suponha que seja 500 ovos quantos vao sobreviver ?

    ResponderExcluir
  3. bons comentarios mas para iniciarmos precisamos de nomes de bons criadores?

    ResponderExcluir
  4. Eu sou de João Pessoa e gostaria de saber aonde encontro beta de linhagem e valores,aguardo um retorno.

    ResponderExcluir
  5. eu queria saber com quantos beta eu começo uma criação

    ResponderExcluir
  6. Isso depende de voçê: como faser TPA perfeita saber quando pode tirar os macho para não comer e a alimentação certa, eu do figado escaldado e ralado e 1 minuto no forno. ass pouco vam morrer. ou todos pode viver boa sorte

    ResponderExcluir