sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Betta Crowntail - Origen e Definição

Origem



O Crowntail é um betta diferenciado de todos os outros apresentados até 1997. Desenvolvido após um longo trabalho produzido ao leste de Jacarta, capital da Indonésia, pelo criador local Achmad Yusuf. Este peixe é conhecido na indonésia pelo nome de Serit e se tornou um símbolo da potencialidade dos criadores de peixes ornamentais da Indonésia.

Enquanto que na América e Europa o objetivo era chegar a bettas com nadadeiras ampliadas e simétricas, ideia está influenciada pela criação do IBC (International Betta Congress) em 1967, Achmad Yusuf preferiu trabalhar bettas com cauda em delta que possuíam extremidades irregulares e de cor azul, esse tipo de peixe foi batizado com o nome de Overdrive e teve suas origens no Norte da Tailândia. Neste momento não só Achmad trabalhava para se chegar ao tipo que hoje chamamos de Crowntail mais muitos outros criadores de Jacarta compartilhavam o mesmo objetivo. Ao fim de tudo se produziu muitos peixes com caudas irregulares, porém, nenhum foi tão expressivo quanto os de Yusuf.

O crowntail despertou a curiosidade de vários criadores asiáticos que buscaram aperfeiçoar a sua forma, cor e divisão de raios. Após 3 anos de criação o criador e membro do IBC Henry Gunawan Yin apresenta o tipo de cauda a comunidade Internacional, levando um exemplar para uma das competições do IBC onde batizou-o com o nome mais popular, Crowntail (cauda de coroa), dai por diante surgiram admiradores do padrão por todo o mundo.

CT Multicolorido - Criador  Fábio Fernandes


Identificação e tipos de raios


Os Crowntails são bettas que possuem uma redução de membrana entre cada raio de suas nadadeiras caudal, anal e peitorais, uma aparência que lembra uma franja ou um pente. Cabe aqui a nossa atenção para o quesito enquadramento pois é comum muitos classificarem bettas que possuem apenas fim de nadadeiras desfiadas como um Crowntail.

Em 2004 o IBC redigiu e publico na revista Frare edição Março/Abril as normas exigidas para o padrão entrar nas competições internacionais promovidas pela entidade. Está publicação estava sendo esperada ansiosamente pelos amantes do padrão em todo o mundo e sobre tudo na Ásia onde está a maior concentração de criadores deste tipo de betta, esse tipo de cauda fez tanto sucesso em países asiáticos que em vários locais existem competições especificas para o padrão.

Basicamente o betta precisa ter 33% de redução de membrana em relação ao tamanho dos raios nas nadadeiras caudal, anal e dorsal para ser considerado um Crowntail.



Variações de prolongamentos caudais em Crowntail.
Raio Simples (SR) – O tipo de raio visto na Figura(1) não é bem vindo entre os criadores pois são parte da primeira etapa de redução de membrana e não são competitivos para o IBC.

Raio Duplo (DR) – Raios como o da Figura(2) são os mais comuns entre os Crowntails, esse tipo de raio como se vê divide o primário em dois novos raios.

Raio Duplo Duplo (DDR) – Raios como os da Figura(3) são mais raros, aqui os 4 primeiros raios da cauda se prolongam e se dividem. Há também os Crowntails de oito e de dezesseis raios como o da figura(4). Esses tipos são colocados todos em uma só classe de julgamento, segundo os critérios do IBC, os juízes devem tomar ramificações superiores a duas como neutras.

Raios Aleatórios (RR) – São aqueles que na mesma cauda possuem raios simples misturados com outros tipos de raios. Segundo o IBC esse tipo de falha deve ser considerada como leve.



Raios Cruzados (Cruz Alta) – Esse tipo de raio é uma variação de arranjo dos Cts de raios duplos, os raios se estendem curvando-se uns sobre os outros, ver foto abaixo. Quando esse tipo de raio começou a aparecer houve um aumento significativo no preço do Crowntail. Um estudo sobre o traço levou os criadores a apontar essa característica como uma falha genética rara e de difícil obtenção sucessiva, estimasse que apenas 25% dos bettas de uma F2 de matrizes que possuem o traço para raios cruzados nasceram com tal característica, muito pouco, em relação ao montante sem a característica.





O que é um King Crowntail ?



Já vi tantas vezes está pergunta sendo debatida em fóruns internacionais que me sinto obrigada a falar sobre o tema, afinal, a nomenclatura é um dos pontos que muitos pecam quando anunciam as suas vendas.

A denominação “King Crowntail” surgiu após Henry Yin levar um Crowntail Red para quatro competições da Ásia, ganhando com o mesmo peixe duas delas e se destacando nas outras duas, pelo êxito o CT foi então chamado de King Crowntail pelos demais membros da competição e pelo fato dele ser também um Cross Ray (raio em cruz) muitos criadores confusos e outros por marketing começaram a utilizar o Titulo recebido pelo CT de Yin como um sinônimo para Cross Ray.

Hoje muitos criadores de Crowntail querem regras mais duras para uma melhor padronização, contribuindo para aumentar o nível das competições regionais e nacionais e resgatar as origens reais do King Crowntail.



King Crowntail 2006 - Criador Kelson Bettas




Autora: Amanda S. Santos

Graduando em Física pela UFPB, Técnica em Edificações pelo IFPB. Criadora/hobbysta de Bettas de linhagem desde 2009, com interesse na área de genética e comportamento do Betta Splendens, membro do CEA - Centro de Estudos para Aquariofilia, membro de fóruns nacionais e internacionais sobre o assunto. Apaixonada pelo aquarismo, sobre tudo, aquários plantados

Fonte: Atmadjaja, J. e Sitanggang, M. Complete Guide cultivo Hickey & Ornamentais Care, p. 13-15, Jacarta, Inversamente, 2008










2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog e muto sucesso em suas postagens!

    Fabio Fernandes (Fortaleza-CE)

    ResponderExcluir
  2. Oi! Sou Lidiano! Estou c/ planos de començar minha criação de Bettas e gostei muito de acessar seu blog. Parabéns pelo seu trabalho e espero q depois, possivelmente, possamos manter contato. Meu e-mail: lidiano.vieira@bol.com.br

    ResponderExcluir